Da Periferia para a Periferia:

Portfólio de Negócios de Impacto Social da Cidade de São Paulo

O ano de 2017 foi um ano incrível para nós do Empreende Aí, dentre tudo que realizamos, vamos compartilhar com vocês o primeiro Portfólio de Iniciativas de Impacto Social. Um projeto desenvolvido em parceria com o CIEDS e apoio da Fundação Arymax, que foi laçado no final do ano em evento no Google Campus e agora disponível em PDF.

O objetivo deste portfólio é apresentar e dar visibilidade a Negócios de Impacto Social criados na periferia para a periferia, da cidade de São Paulo. Foram mapeados negócios em diversas áreas, tais como Educação, Empreendedorismo, Habitação, Cultura, Tecnologia, Meio Ambiente, Alimentação, Moda, Comunicação entre outros.

Adotamos como Negócios de Impacto Social aqueles que apresentam soluções inovadoras, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de pessoas e comunidades, reduzindo desigualdades e degradação ambiental. Estes apresentam modelos de negócio sustentáveis e economicamente rentáveis, que promovem crescimento para todos e não apenas para quem empreende.

O portfólio nasce do Projeto Semente, que teve como objetivo oferecer capacitação para empreendedores de regiões periféricas com ideias de negócios com enfoque em impacto social. O Projeto Semente foi realizado pelo Empreende Aí em parceria com o CIEDS, apoiado pela Fundação Arymax e, em 2017, contou com a parceria da Fundação Julita.

Para o mapeamento foram convidados alunos do Projeto Semente que estavam com os negócios estruturados visando o impacto socioambiental, alunos de outros cursos do Empreende Aí: Despertando o Empreendedor e parceiros do Empreende Aí que compõem o ecossistema de Negócios de Impacto Social das periferias de São Paulo. Os participantes preencheram um formulário online respondendo há algumas questões técnicas que embasou todo o conteúdo do portfólio que agora pode ser acessado o link: ______.

Entre os negócios mapeados também está o próprio Empreende Aí que é um Negócio de Impacto Social fundado em 2015 pelo Administrador Luis Coelho e a Psicóloga Jennifer Rodrigues, que juntos já formaram 11 turmas do curso presencial, com mais de 250 empreendedores capacitados e cerca de 100 negócios criados a partir dos cursos presenciais e online, realizados através de metodologia desenvolvida para que os alunos possam criar, modelar, testar e validar suas ideias de negócio, sem contar a parte de Autoconhecimento inicial para que os empreendedores possam identificar suas habilidades e terem ideias de negócios mais conectadas ao seu potencial e a etapa final com a Gestão do Negócio para que o empreendedor possa pensar as áreas de planejamento, vendas, marketing e finanças de seus negócios.

 


Logo Empreende Aí

Quem Somos

Somos a escola de negócios Empreende Aí que também é um negócio de Impacto Social